Conheça aqui a atualidade da nossa empresa

BioSmart conclui serviços para a Águas Públicas do Alentejo no concelho de Moura

Data da notícia: 30 Maio 2022

A BioSmart concluiu a execução dos trabalhos referentes ao concurso, lançado pela AgdA - Águas Públicas do Alentejo, denominado “Aquisição de Serviços de Substituição de Meios de Enchimento de Leitos de Secagem de ETAR do Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo (SPPIAA)”.

Os trabalhos foram concluídos no início de maio, conforme proposta apresentada.

As instalações alvo de intervenção, todas do Concelho de Moura, foram: ETAR de Sobral da Adiça (4 leitos), ETAR de Póvoa de São Miguel (4 leitos) e ETAR de Safara Poente (3 leitos).

O procedimento público, com um valor próximo dos 16 mil euros incluiu, numa primeira fase, a retirada do meio de enchimento saturado dos leitos de secagem (areia e brita com lamas), incluindo o respetivo carregamento e encaminhamento a destino final adequado. Posteriormente, foi garantida a reposição do enchimento dos leitos de secagem com novo material. Na totalidade, foram removidas 102 toneladas de resíduos.

Os leitos de secagem são sistemas que utilizam fatores naturais para a desidratação de lamas. Os leitos convencionais são tanques retangulares pouco profundos (com cerca de um metro de altura útil). O interior destes tanques é preenchido com um meio de enchimento poroso (meio filtrante), constituído por areia e brita, com diferentes granulometrias, servindo de suporte à lama.

A água, que se vai filtrando por ação dos fatores naturais, é encaminhada para a entrada de efluentes da ETAR.

As ETAR com este órgão de tratamento dispõem, habitualmente, de vários leitos de secagem, nos quais, de forma descontínua e alternada, são colocadas as lamas até que se atinja o nível de desidratação pretendido.