Conheça aqui a atualidade da nossa empresa

BioSmart garante melhorias na ETAR de Cacia

Data da notícia: 25 Janeiro 2022

A BioSmart garantiu a adjudicação do procedimento público da Águas do Centro Litoral com o objeto de “Fornecimento e Instalação de Cobertura do Silo de Lamas Desidratadas na ETAR de Cacia”.

Os serviços prestados, num contrato com a duração de 90 dias, têm por objeto principal o fornecimento, pelo adjudicatário, de uma cobertura em estrutura metálica em aço leve a colocar sobre o silo de lamas desidratadas na ETAR de Cacia.

Segundo informação do site da Águas do Centro Litoral, a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Cacia recebe e trata os efluentes provenientes dos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar e Santa Maria da Feira.

Ainda segundo o mesmo site, a ETAR de Cacia está preparada para receber os efluentes domésticos de 272 mil habitantes-equivalentes e tratar cerca de 48.700 m3/dia de efluentes líquidos.

A solução de tratamento desta ETAR baseia-se num sistema de tratamento secundário, adotando um processo de tratamento biológico com base no sistema de lamas ativadas em regime de arejamento prolongado, com remoção da matéria orgânica. Através de processos físicos e biológicos, são removidos da água os detritos sólidos e a matéria orgânica dissolvida. Posteriormente, os subprodutos orgânicos resultantes do tratamento das águas residuais são sujeitos a tratamento, com vista à redução do seu volume e à produção de biogás.

As lamas de depuração produzidas na ETAR são espessadas e desidratadas, sendo depois armazenadas temporariamente, no silo alvo desta intervenção, até serem recolhidas por operadores licenciados e enviadas para armazenamento temporário ou para valorização direta por compostagem, antes da sua aplicação em solos agrícolas.